PDA

View Full Version : |Tutorial| Resolvendo problema do xampp que não quer executar o Apache



Mentor
08/08/2017, 09:20 PM
Bom pessoal, quando instalamos o xampp, ele requer a porta 80 livre para poder executar o apache, porém muitas das vezes acontece que alguns programas como por exemplo o skype, ele está fazendo uso dessa porta e com isso o xampp não consegue executar o apache. Mas quando o problema não é o skype e sim algum outro programa do windows que está fazendo o uso do mesmo e você não sabe?

Se você estiver fazendo o uso do skype, basta seguir esses procedimentos abaixo:

Abrir Skype.

Ferramentas -> Opções -> Avançado -> Conexão.

Desative o " Usar portas 80 e 443 para alternativas para conexões recebidas "

Sair e fechar todas as janelas do Skype. Tente reiniciar seu Apache.

Caso você não esteja usando o skype e não sabe qual programa está usando essa porta, basta seguir os procedimentos abaixo para fazer com que o apache execute com outra porta. No tutorial abaixo eu utilizei a porta 8080


Passo 1 - No painel de controle XAMPP, em Apache, clique no botão Configuração e selecione Apache ([Only registered and activated users can see links]).

Dentro do arquivo [Only registered and activated users can see links] , de alguma forma eu encontrei uma linha que diz:

Listen 80
E mude o 80 para qualquer número / porta que você deseja. No meu cenário, estou usando a porta 8080.

Listen 8080
Ainda do arquivo [Only registered and activated users can see links] , encontrei outra linha que diz:

ServerName localhost:80 And change 80 to 8080. ServerName localhost:8080
Passo 2 - No painel de controle XAMPP, em Apache, clique no botão Config novamente, mas desta vez selecione Apache ( [Only registered and activated users can see links] ). Dentro do arquivo [Only registered and activated users can see links] , encontre a linha que diz

Listen 443
E altere o 443 para qualquer número / porta que desejar. Vou usar 4433 como o novo número da porta.

Listen 4433
Ainda a partir do arquivo [Only registered and activated users can see links] , encontre outra linha que diga

<VirtualHost _default_:443> ServerName localhost:443
E mude 443 para 4433 .

<VirtualHost _default_:4433> ServerName localhost:4433
Lembre-se de salvar os arquivos [Only registered and activated users can see links] e [Only registered and activated users can see links] depois de executar algumas alterações. Em seguida, reinicie o serviço Apache.

Bom pessoal eu passei por situação semelhante, e fiz o segundo procedimento e deu tudo certo. Espero que isso ajude também aqueles que está tendo esse problema ;)

louis
08/08/2017, 10:28 PM
Lembrando que a maioria dos provedores brasileiros, bloqueiam a porta 80, sendo assim não é recomendado o uso da mesma, use-a somente se for para teste do website em localhost.